quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Seds Assume Cadeia Pública de Inhapim

A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) assumiu, nesta terça-feira (27.10), a administração da Cadeia Pública de Inhapim, no Vale do Rio Doce. Com a ação, o sistema passa a contar com 94 unidades sob sua custódia. A transferência de gestão coloca a guarda e a escolta de presos sob a responsabilidade de uma equipe formada por 40 agentes de segurança prisional (seis mulheres e 34 homens), especialmente treinada para a função. Com isso, sete policiais civis e seis policiais militares voltarão às suas atividades de investigação e policiamento ostensivo, respectivamente, aumentando a segurança da população do município.


Para o delegado da Comarca de Inhapim, vinculada à 2ª Delegacia Regional de Caratinga, Welington Moreira de Oliveira, a assunção da cadeia foi um ganho enorme para os policiais: “Hoje temos que comemorar, porque voltaremos a exercer as funções que nos são constitucionalmente atribuídas. Agora poderemos dedicar, de fato, ao nosso verdadeiro trabalho”, disse.

O processo foi comandado pelo diretor de segurança interna da Suapi, Luiz Carlos Danúnzio, auxiliado por dezesseis agentes do Comando de Operações Especiais (Cope). “Assumimos a unidade, limpamos excessos das celas, fizemos o corte de cabelo e a higienização dos presos e distribuímos kits compostos de uniforme, cobertor, toalha, escova de dente e produtos para higiene pessoal”, explicou.

Ele ainda esclareceu que toda a rotina e atividades do presídio serão norteadas pelo Procedimento Operacional Padrão (POP), manual que disciplina os direitos e deveres dos detentos, funcionários e visitantes, adotado em todas as unidades prisionais administradas pela Suapi. As mudanças vão desde o uso obrigatório de uniforme pelos detentos até a visitação que, agora, só será permitida após o cadastro do visitante na portaria, mediante apresentação de documentos, como atestado de antecedentes criminais, comprovante de residência e cópias do RG e CPF. “Nos próximos 30 dias as visitas aos presos ficarão suspensas para que as adequações necessárias sejam feitas”, destacou.

Segundo o diretor-geral do Presídio de Inhapim, Nilton Silva Ferreira, é preciso de condições dignas de cumprimento de pena aos detentos. “Isso inclui melhorarmos as estruturas físicas, darmos condições de trabalho, cumprirmos o que estabelece a Lei de Execução Penal, em suma, trabalharmos para ressocializar o preso”, ressaltou.

Além dos agentes e do diretor-geral, atuarão no quadro de profissionais da unidade um diretor-adjunto, quatro auxiliares administrativos, quatro auxiliares de enfermagem, um assistente social, um psicólogo, um analista técnico-jurídico e dois oficiais de serviços gerais. Somam-se a isso atendimentos médicos e odontológicos e o direito a quatro refeições diárias, com cardápio supervisionado por nutricionista.

A assunção da Cadeia Pública de Inhapim faz parte de uma política pública que vem sendo estruturada desde 2004. Até dezembro deste ano, serão inaugurados mais três presídios e assumidas cerca de 15 carceragens da Polícia Civil em todo o Estado. Hoje, o sistema conta com 94 unidades, entre presídios, penitenciárias, hospitais, centro de apoio e casas de albergados que, juntos, abrigam cerca de 34 mil presos.

Fonte:Seds

Nenhum comentário:

Postar um comentário