segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Greve dos Agentes Penitenciario/Mg Ganha Força

O clima voltou a ficar tenso, na manhã de ontem, nas portarias de alguns presídios e Centros de Remanejamentos de Presos (Ceresp) do Estado. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Minas Gerais (Sindasp-MG), Henrique Corleone, mais servidores de unidades prisionais, em Minas, aderiram à paralisação da categoria. "O anúncio do governo do Estado de que estaria demitindo os agentes contratados deixou a categoria revoltada. Com isso, a adesão está crescendo e 18 presídios já estão com o funcionamento comprometido", informou Corleone.

Ainda de acordo com o Sindasp-MG, cerca de 50% dos 14.000 agentes penitenciários, em Minas, já teriam cruzado os braços. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) novamente negou o balanço divulgado pelo Sindap-MG. Em nota, o órgão informou que, das 93 unidades prisionais mineiras, apenas as penitenciárias Nélson Hungria, em Contagem, na regição metropolitana da capital, Ariosvaldo Campos Pires e Edson Cavalieri, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, tiveram as visitas suspensas nesse domingo.

Em alguns presídios do Estado, o início das visitas, programada para as 8h, tiveram mais de duas horas de atraso. Na penitenciária Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana, onde, na manhã de anteontem, houve protestos e confrontos de agentes penitenciários com a Polícia Militar, as visitas foram tranquilas, informou a Seds. No Ceresp da Gameleira, na capital, a entrada para a visita foi lenta e chegou a ser interrompida.

Motivo

Os agentes penitenciários reivindicam reajuste salarial com percentual de 40%, pagamento do prêmio de produtividade, volta da concessão de vale alimentação entre outros.



PM chegou a evitar motim


O Sindasp-MG, informou que, na tarde de anteontem, a situação também ficou tensa dentro da penitenciária Dutra Ladeira. Alguns detentos ficaram revoltados com a falta de visitas e quebraram celas. Tiros de bala de borracha foram usados para conter o princípio de motim. Alguns presos foram levados para hospitais.
A Seds confirma o conflito. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, oito detentos quebraram as paredes de uma cela e arremessaram blocos de concretos contra os policiais, que revidaram com tiros de bala de borracha. A secretaria ainda informou que a PM acompanha a paralisação em 14 unidades prisionais.
Ainda de acordo com o Sinasp-MG, anteontem, agentes efetivos de João Monlevade, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares e Vespasiano reforçaram o quadro de funcionários da Dutra Ladeira.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog, nossa área realmente necessita de mais apoio.

    ResponderExcluir
  2. OLA COMPANHERO, PRECISAMOS DE SUA AJUDA AQUI EM (UNAI,CIDADE ESQUECIDA PELOS OS COMPONENTE DO SINDASP: JA DEIXEI VARIOS RECADO AI NO COPimaE E NADA.: SE QUE UM ALÔ, ME REFIRO ATODOS: CARO COMPAHEIRO Carlos,Ze Maria e ...
    Temos colegas de luta aqui nao tem tido suas atençoes: Dimar (toquinho)Eugenio associaçao
    -

    ResponderExcluir