quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Suapi Assume Cadeia Pública de Matozinhos

Suapi assume cadeia pública de Matozinhos

A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) assumiu nesta quinta-feira, (17/09) a cadeia pública da cidade de Matozinhos, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A operação foi comandada por vinte agentes do Comando de Operações Especiais (COPE) e dez do presídio de Pedro Leopoldo.


Com a ação, a Suapi passa a administrar 89 unidades prisionais entre presídios, penitenciárias, casas de albergados e hospitais. Em 2003, início do atual Governo, eram apenas dezessete unidades.

De acordo com o responsável pela Delegacia de Matozinhos, Daniel Alves Amâncio, a ação será fundamental para o incremento do quadro da Polícia Civil local, que poderá contar novamente com onze policiais. "Não vamos mais “vigiar” o banho de sol, nem dispensar tempo fazendo escoltas para o deslocamento deles. O detento vai receber tratamento qualificado e nós teremos de volta profissionais dedicados à investigação. Enfim, voltaremos às nossas funções originais”, afirmou. Os policiais civis serão substituídos por cinqüenta e três agentes penitenciários.

Além das mudanças administrativas, o local está em obras realizadas com recursos do Programa de Ampliação e Reforma de Cadeias Públicas do Governo do Estado. O local está sendo adequado a um sistema de segurança baseado no Procedimento Operacional Padrão (Pop) adotado nas outras 88 unidades prisionais do sistema. Com as renovações, foram construídas quatro novas celas e as outras dez já existentes passaram por adequações, revisões nas redes elétrica, hidráulica e pintura. Dentre as reformas previstas, estão ainda a adaptação de salas para abrigar o corpo administrativo da unidade composto por assessoria jurídica, social e psicológica.

Com as mudanças estruturais e administrativas, a cadeia pública de Matozinhos passará à condição de presídio. O subsecretário de Administração Prisional, Genilson Zeferino, informou que, até o final deste ano, serão assumidas outras dezessete cadeias públicas em todo o Estado.



As unidades prisionais administradas pela Suapi, investem na ressocialização dos detentos. Com base neste propósito, todas oferecem assistência médica, odontológica, psicológica e social além de quatro refeições diárias com cardápio supervisionado por uma nutricionista. Os detentos ganham ainda um kit composto de: uniforme, cobertor, toalha, escova de dentes e produtos para higiene pessoal. Nas unidades onde há presos condenados, são implantadas escolas que oferecem ensino de 1º e 2º graus e, nas demais, cursos profissionalizantes e oportunidade de trabalho por meio de parcerias firmadas pelo Estado com o setor público e privado.

Um comentário: