quinta-feira, 10 de setembro de 2009

CADEIA DE POUSO ALEGRE MULTADA

ESTADO VAI PAGAR MULTA DIÁRIA POR CADEIA LOTADA
Advocacia Geral do Estado ainda vai decidir se recorre da decisão
Estado vai pagar multa diária por cadeia lotada
Advocacia Geral do Estado ainda vai decidir se recorre da decisão
Larissa Nunes
Portal O tempo Online

O Estado de Minas Gerais terá que pagar multa diária de R$ 10 mil pela superlotação da Cadeia Pública de Pouso Alegre, cidade da região Sul de Minas Gerais. A decisão começou a valer ontem.

Conforme liminar do juiz Paulo Duarte Lopes, da 3ª Vara Cível de Pouso Alegre, concedida em ação civil pública proposta pela Defensoria Pública de Minas Gerais, o Estado deve transferir, imediatamente, 150 presos - preferencialmente os que já foram condenados - do presídio. Caso não cumpra a determinação, está sujeito ao pagamento diário da multa.

Atualmente, 380 homens cumprem pena na Cadeia Pública de Pouso Alegre, que tem espaço para 80 presos. Na decisão, o juiz Paulo Duarte Lopes alega que a transferência é necessária para aliviar a tensão e melhorar as condições de cumprimento de pena pelos detentos.

Procurada pela reportagem de O TEMPO, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou que a notificação já foi encaminhada à Advocacia Geral do Estado, que deve decidir em breve se vai recorrer ou não da decisão.

Enquanto a Advocacia Geral do Estado não emitir parecer, nenhum preso deve ser transferido da Cadeia Pública de Pouso Alegre.

O coordenador de turno da cadeia, que preferiu não se identificar, foi contactado ontem pela reportagem, mas disse que não poderia falar sobre a superlotação na carceragem. (Com Hellem Malta)

Sistema falido

Desnecessário. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, 67,23% dos detentos de Minas Gerais estão nas cadeias públicas em caráter temporário, aguardando decisão judicial.


Fonte :Sindaspmg

Nenhum comentário:

Postar um comentário