quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Suapi assume cadeia pública de Nova Lima

Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) iniciou nesta terça-feira (22/12) as assunções das últimas três cadeias públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte administradas pela polícia civil. A operação para a troca de comando foi coordenada por agentes do Comando de Operações Especiais (COPE) e permitiu o retorno de oito policiais civis, antes ocupados com a guarda dos presos, à suas funções institucionais. Eles foram substituídos por sessenta agentes penitenciários. Ao longo desta semana, serão assumidas as outras duas unidades prisionais da RMBH ainda administradas pela polícia civil.

A cadeia pública de Nova Lima passou por reformas e adequações. Paredes foram pintadas e reforçadas, grades substituídas e todo o sistema elétrico e hidráulico refeitos, além da implantação do sistema de combate à incêndio. Na obra, que faz parte do Programa Estadual de Reforma e Ampliação de Cadeias Públicas, foram investidos cerca de R$ 1 milhão.

As mudanças estruturais e administrativas, levam a cadeia à qualidade de Presídio. No local serão oferecidos atendimentos jurídico, social, odontológico, médico, psicológico e quatro refeições diárias com cardápio supervisionado por uma nutricionista. Ao assumir a carceragen a suapi passa a administrar 107 unidades prisionais.


Para o inspetor da 2ª Delegacia de Polícia de Nova Lima, Francelino Francisco Neto, a chegada dos agentes penitenciários impõe uma rotina de disciplina e avanços no cumprimento da pena. “É uma mudança de cultura. Os agentes são treinados para lidar com o preso, a polícia civil não. O preso percebe logo essa mudança, o que influencia diretamente no seu comportamento”, avaliou. Os detentos do Presídio de Nova Lima recebeum kit com uniforme, cobertor, toalha, escova de dentes, produtos para higiene pessoal e colchões novos.

A Suapi fechará o ano de 2009 com 111 unidades prisionais e cerca de 24 mil vagas. Em 2003, início deste governo, eram 17 unidades e apenas 5.381 vagas. De 2004 até agora, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Suapi, assumiu 56 carceragens em todo o Estado liberando 754 policiais (civis e militares) para atuar em suas funções institucionais. Eles foram substituídos por 3.360 agentes penitenciários. Somente em 2009 foram 217 policiais (126 civis e 91 militares) liberados e até o final deste ano este o número deve aumentar com as assunções de outras quatro cadeias públicas (duas na RMBH e duas no interior do Estado)

Fonte : Seds

Nenhum comentário:

Postar um comentário