quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Defesa Social Assume Cadeia Pública de Abaeté

A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Secretaria de Estado de Defesa Socia (Seds) assumiu, nesta quarta-feira (16), a cadeia pública da cidade de Abaeté, na região Central do Estado. Com a mudança administrativa, seis policiais civis e quatro militares, antes ocupados com a guarda e escolta dos presos, voltarão às ruas da cidade, reforçando os serviços de investigação e policiamento ostensivo. Sessenta agentes penitenciários, treinados para assumir a segurança da unidade, substituirão os policiais.

“Ganha a Polícia Civil que poderá desempenhar a sua função sem a responsabilidade de cuidar da cadeia, e ganham os presos, porque não tínhamos meios para oferecer oportunidades de ressocialização, necessárias ao cumprimento da pena”, afirmou o delegado da Comarca de Abaeté, Geraldo Cardoso. “Com a liberação desses policiais, vamos colocar mais uma viatura na rua para ronda nos bairros”, anunciou o comandante da 141ª Companhia de Polícia Militar , capitão Luiz Mendes da Costa.

O prefeito Cláudio de Sousa Valadares destacou que, com a Suapi na administração, o cumprimento da pena vai ocorrer como prevê a lei. “Além disso, ganhamos em segurança, com a dedicação integral da polícia civil ao trabalho investigativo e o reforço dos militares que voltarão às ruas”, afirmou.

Quinze agentes do Comando de Operações Especiais (Cope) da Seds realizaram a limpeza das celas e retirada de objetos e pertences que, posteriormente, serão devolvidos aos familiares dos detentos. Uniformes, um kit com cobertor, toalha, escova de dentes e material para higiene pessoal e colchões novos foram entregues aos presos.

Ao assumir a gestão da unidade, a Suapi transforma a cadeia pública em Presídio, realizando mudanças que incluem a exigência de cadastro para visitação. “Ele pode ser feito na portaria da unidade, mediante apresentação de atestado de antecedentes criminais, comprovante de residência e cópias do RG e CPF”, explicou o diretor de Segurança Interna da Suapi, Luiz Carlos Danúzio. A medida faz parte do Procedimento Operacional Padrão (POP), manual que disciplina os direitos e deveres dos detentos, funcionários e visitantes, adotado em todas as unidades prisionais do sistema de Defesa Social.

No Presídio de Abaeté, serão oferecidos atendimentos jurídico, social, odontológico, médico, psicológico e quatro refeições diárias com cardápio supervisionado por uma nutricionista. Também serão feitas adequações e revisões nos sistemas elétrico e hidráulico, grades e muros externos.

Esta é a 105ª unidade prisional da Seds que, através da Suapi, administra presídios, penitenciárias, hospitais, centros de apoio (médico, pericial e de referência) e casas para albergados. O sistema prisional mineiro saltou de 5.381 vagas em 2003, início do atual governo, para cerca de 23 mil em 2009. Até o final deste ano outras seis cadeias públicas da Polícia Civil serão assumidas.

Fonte: Seds

Nenhum comentário:

Postar um comentário