segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Seds assume cadeia pública de Mantena, no Leste do Estado

Dezesseis agentes do Comando de Operações Especiais (Cope), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), coordenaram na manhã desta terça-feira (24) a assunção da cadeia pública do município de Mantena, na região Leste do Estado. Acompanhados por outros 40 agentes penitenciários, eles realizaram o procedimento de limpeza e retirada de objetos das celas da unidade que, a partir de agora, será administrada pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Seds. “Uniformizamos os presos e limpamos o local. Os pertences encontrados serão devolvidos aos familiares”, explicou o diretor de segurança interna da Suapi, Luiz Carlos Danúzio .

Nos próximos trinta dias, as visitas ao local estarão suspensas para que sejam feitos os cadastros e adaptações na unidade. “A visitação só será permitida após cadastro, feito na portaria, mediante apresentação de documentos que incluem atestado de antecedentes criminais, comprovante de residência e cópias do RG e CPF”, informou Danúzio.

A mudança traz mais segurança à população que terá doze policiais (dez militares e dois civis), antes ocupados com a guarda dos presos, de volta às ruas da cidade reforçando os serviços de policiamento ostensivo e investigação. Sessenta agentes penitenciários substituirão os policiais.

“O trabalho da polícia civil estava deficitário. O efetivo é pequeno; dos três agentes que tínhamos, dois estavam por conta da cadeia. Com isso, o trabalho de investigação ficava em segundo plano. Agora voltaremos a nos dedicar às nossas funções institucionais”, comemorou o responsável pela delegacia da Comarca de Mantena, Claudionor Batista dos Santos.

De acordo com o comandante da 159ª Companhia de Polícia Militar, Ralfe Veiga de Oliveira, os dez policiais militares liberados vão reforçar o policiamento das ruas centrais da cidade e o serviço de ronda feito por viaturas da PM nos bairros. “Com o quadro completo, ganha a população que ficará mais segurança”, afirmou o comandante.

No presídio, os detentos terão atendimentos jurídico, social, médico, psicológico e quatro refeições diárias com cardápio supervisionado por uma nutricionista. Recebem ainda um kit composto de: uniforme, cobertor, toalha, escova de dentes e produtos para higiene pessoal. A Seds também investe na ressocialização dos aprisionados e, para isso, conta com parceiros públicos e privados.

Ao assumir a cadeia pública de Mantena, a Suapi passa a administrar 99 unidades prisionais entre presídios, penitenciárias, hospitais, casas para albergados e centros de apoio médico e pericial.

Em 2003, início do atual Governo, o sistema prisional mineiro contava com 5.381 vagas e hoje são cerca de 23 mil. Somente em 2008, foram inauguradas nove unidades prisionais e assumidas 20 carceragens da Polícia Civil. Este ano, foram três inaugurações e nove assunções. Até dezembro de 2009, mais um presídio será inaugurado e outras 11 cadeias públicas assumidas.

Fonte :Seds

Nenhum comentário:

Postar um comentário