segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Defesa Social Contabiliza 99 Unidades Prisionais sob sua Gestão

A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) atingiu a marca de 99 unidades prisionais sob sua custódia nesta segunda-feira (30.11), com a assunção da Cadeia Pública de Leopoldina, na Zona da Mata mineira. Dentre as unidades sob a administração da Seds, encontram-se presídios, casas de albergados, hospitais, penitenciárias e centros de apoio e de referência espalhados por todas as regiões do Estado.

A partir de agora a cadeia de Leopoldina passa à categoria de presídio. Oito policiais militares e cinco policiais civis ficaram desincumbidos da guarda de presos da unidade, voltando, de imediato, às suas funções constitucionalmente previstas, que são o policiamento preventivo e os trabalhos de investigação, respectivamente. “Isso representa um progresso muito grande para a população, que terá mais segurança. E para nós, policiais, um alívio, já que não termos mais a sobrecarga gerada pelo acúmulo de atividades que não nos competem. Possibilita uma melhora substancial do nosso trabalho”, afirmou a titular da 3ª Delegacia Regional, delegada Gisela Borges de Mattos.

Adaptação

A guarda e a escolta de detentos passa a ser feita por 43 agentes penitenciários (36 homens e sete mulheres), após treinamento adequado para o exercício de tais funções. Um grupo formado por 16 agentes do Comando de Operações Especiais (Cope), liderado pelo diretor de Treinamento Tático, Luiz Vieira, atuou na operação, contando com o reforço de 18 agentes do presídio da cidade de Cataguases.

“Percorremos as alas e celas, reunimos os presos no pátio e fizemos cortes de cabelo e a higienização dos mesmos. Houve o procedimento de revista geral e distribuímos uniformes e kits compostos de colchão, cobertor, toalha, escova e pasta de dente, sabonete, caneca e colher de plástico, além de uniforme e um par de chinelos. Em seguida, conduzimos os presos às celas já limpas”, explicou Vieira.

Os agentes do Cope permanecerão na unidade por mais 24 horas, a fim de garantir a segurança do local neste início do período de adaptação. O diretor de Segurança Externa da Suapi, André Mourão, relatou que a cada preso recebeu um saco plástico para que fossem recolhidos os pertences a serem entregues às familias. “Isso representam o respeito que temos pelos detentos e seus familiares”, disse.


A rotina e atividades do presídio serão norteadas pelo Procedimento Operacional Padrão (POP), manual que disciplina os direitos e deveres dos detentos, funcionários e visitantes, adotado em todas as unidades prisionais. De acordo com o manual, os visitantes só terão acesso permitido ao local após efetuar o cadastro na portaria, com a apresentação de documentos. Durante os próximos 30 dias as visitas ficarão suspensas para que sejam feitas as adequações necessárias.

Esperança

O diretor-geral do Presídio de Leopoldina, Carlos Roberto Barbosa, que também é responsável pela unidade prisional de Cataguases, afirmou que a mudança de gestão significa, sobretudo, a preocupação com a ressocialização dos presos. “Nesse início, garantiremos aos detentos a assistência espiritual, imprescindível para que eles não se sintam desamparados e mantenham a esperança de uma vida melhor. E, aos poucos, vamos firmando parcerias, criando projetos, garantindo ao indivíduo recluso condições mais dignas para o cumprimento da sua pena”, reforçou.

Além do diretor-geral e dos agentes, atuarão no presídio um diretor adjunto, quatro auxiliares de enfermagem, um médico, dois psicólogos, um auxiliar técnico-jurídico, dois assistentes sociais, quatro auxiliares administrativos e dois oficiais de serviços gerais. Os detentos receberão assistência odontológica e quatro refeições diárias, com cardápio supervisionado por nutricionista.

A assunção da Cadeia Pública de Leopoldina faz parte de uma política pública que vem sendo estruturada em Minas Gerais desde 2004. Até dezembro deste ano, a previsão é de que seja inaugurada mais uma penitenciária e assumidas outras dez carceragens da Polícia Civil em todo o Estado. Hoje, a Suapi é responsável pela custódia de mais de 35 mil presos.

Fonte:Seds

Nenhum comentário:

Postar um comentário