domingo, 14 de novembro de 2010

Especial Armas de Fogo – Silenciador


Os espectadores do cinema norte-americano, como este blogueiro que vos escreve, são fascinados pelos apetrechos utilizados pelos policiais nos filmes. Dentre eles, o silenciador é dos que traz mais interesse, pois consegue um feito quase que inacreditável, a supressão do ruído emitido no disparo de uma arma de fogo. Quem já atirou em stands ou em situações reais sabe o volume de som produzido por uma pistola de calibre .40, por exemplo, de modo que uma instrução não pode ocorrer sem

o uso de abafadores – sob pena de haver estragos para a saúde auditiva dos presentes.

Mas como uma peça tão diminuta como os silenciadores podem suprimir todo esse volume de ruídos? O que parece difícil, na verdade, é explicado por um mecanismo simples. Primeiro, precisamos entender de onde vem o ruído que gera o estampido. Basta imaginar a arma de fogo como uma garrafa de champagne. Quando agitamos bem a garrafa, os gases pressionam a rolha, e esta, ao ser lançada para fora da boca da garrafa, produz um estampido. É assim que ocorre com o projétil, mas com uma pressão inúmeras vezes maior, pois não estamos falando do CO2 impulsionando uma rolha de cortiça, mas dos gases provenientes da queima da pólvora impulsionando um projétil de metal – que passa pelo cano, como a rolha na boca da garrafa, com relevante arrocho. Ao sair do cano, o estampido acontece – simultaneamente ao recuo, e aí está o porquê do recuo não influenciar na trajetória do projétil.

Para entender como funciona o silenciador, recorro à Revista Superinteressante e ao HowStuffWorks:

“A pressão atrás da bala é imensa, cerca de 750 kg por metro quadrado. O silenciador que é enroscado na extremidade do cano tem um grande volume. Cerca de 20 ou 30 vezes maior do que o cano. Com o silenciador instalado, o gás pressurizado atrás da bala tem um espaço maior para se expandir. Então, a pressão do gás quente cai significativamente. Quando a bala sai do buraco do silenciador, a pressão é muito menor. Cerca de 15 kg por metro quadrado. Portanto, o barulho do disparo é muito menor.”
“O silenciador consiste em um cilindro fixado à boca da arma, contendo uma série de câmaras separadas umas das outras por abafadores metálicos com orifícios centrais. A bala atravessa os orifícios deixando atrás os gases que se espalham pelas câmaras antes de sair para a atmosfera. O aparelho não é eficaz para balas de rifles, cuja velocidade é maior que a do som, o que produz por si só um estampido. Tampouco serve em revólveres, já que não impede o escape de gases pelo cilindro que contém os cartuchos.”
Veja o vídeo abaixo, de apenas dez segundos, onde são mostrados disparos de uma pistola com silenciador:



O Policial Brasileiro pode usar Silenciador?


Apesar da sedução que os supressores de ruídos causam nos atiradores, o uso desse material é restrito, conforme o Decreto Federal nº 3.655, que modificou o Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados (R-105):

Art. 16. São de uso restrito:

XII - dispositivos que constituam acessórios de armas e que tenham por objetivo dificultar a localização da arma, como os silenciadores de tiro, os quebra-chamas e outros, que servem para amortecer o estampido ou a chama do tiro e também os que modificam as condições de emprego, tais como os bocais lançagranadas e outros;

Isso significa que a aquisição legal desse equipamento depende de prévea autorização das Forças Armadas, sendo proibido seu uso civil. Na prática, nem sequer policiais podem adquirir silenciadores para uso particular. O motivo é óbvio: o silenciador potencializa a utilização da arma de fogo sem que o usuário seja flagrado em seu intento, o que gera muitas possibilidades de abuso, como a ocorrência de crimes com difícil localização do suspeito. Alguns grupos táticos de polícias brasileiras possuem o equipamento, para o caso de invasões táticas onde seja necessário abater criminosos localizados em pontos diferentes, sem que os demais percebam a ação. Fora dessas utilizações, no Brasil, os silenciadores não passam de coisa de filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário