A requerimento do Deputado Sargento Rodrigues, a Comissão de Segurança Pública visitou Nesta Terça-Feia(22/09/09) a cadeia pública da cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas, para averiguar as condições estruturais da unidade e as condições de trabalho dos servidores que ali se encontram.
Durante a visita, o deputado Sargento Rodrigues, junto aos demais deputados que acompanhavam a comissão, pode constatar diversos problemas no local, entre eles: a superlotação, a falta de assistência da defensoria pública e dos demais agentes do processo penal, tanto do judiciário, como do Ministério Público; a falta de assistência médica e, principalmente, problemas com a falta de efetivo e com as estruturas da construção, vez que os presos sofrem com os vazamento neste período de chuvas e a instalação elétrica está em condições totalmente precárias.
Pela administração da cadeia pública foi relatado que eles possuem, atualmente, cerca de 67 reclusos e 25 albergados alojados em 10 celas, e que para a segurança eles possuem 5 agentes penitenciários, sendo 03 agentes contratados para Santa Rita do Sapucaí, e dois cedidos, 1 pela cidade de Ouro Fino e outro pela cidade de Pouso Alegre. Foi dito, ainda, que com este efetivo não é possível controlar as fugas nem os objetos que entram no local, principalmente pela proximidade da cadeia a um barranco de onde são lançados diversos objetos para os presos.
O Tenente Júlio César, comandante da 114 Cia PM, afirmou que hoje só é possível disponibilizar 2 policiais para fazer o policiamento noturno da cadeia, sendo um por noite, mas que este número não é suficiente para conter qualquer movimento no local, estando os policiais que ali se encontram em risco eminente. Segundo ele, no município só há uma viatura noturna para dar assistência a seus comandados e que somente aumento de efetivo suprirá este claro.
O Deputado Sargento afirmou que a situação dos presos que ali se encontram é grave, sendo a falta de assistência e falta de estrutura, principalmente as gambiarras na parte elétrica, situações que chocam e exigem medidas urgentes para que não ocorra outro problema como o da Cadeia de Ponte Nova, onde 25 reclusos morreram incinerados. Mas o maior problema é a situação dos servidores, tanto dos policiais militares quanto dos agentes, que não estão cumprindo pena mas estão em risco constante devido as irregularidades encontradas.
O Deputado irá aguardar o relatório técnico da visita para encaminhar requerimentos ao Governador, ao Secretário de Defesa Social e ao Comandante Geral da Polícia Militar, solicitando medidas de intervenção urgentes no local, principalmente de aumento de efetivo e de melhores condições de trabalho para os servidores que ali se encontram, a fim de garantir a dignidade dos presos e, principalmente daqueles que estão ali a trabalho.
Fonte:http://www.sargentorodrigues.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário